Follow:
Podcast

Viajar com cachorro : Dicas e histórias

Viajar com cachorro

Quem pretende viajar com cachorro deve ficar atento à uma série de detalhes, seja de carro, ônibus ou avião, existem regras a serem cumpridas. Mas se você estiver bem preparado e se organizar com antecedência, não há com o que se preocupar. 

Afinal, hoje em dia o relacionamento entre cães e seus tutores está cada vez mais estreito, sendo cada vez mais comum a procura de informações sobre como programar uma viagem na companhia do animal de estimação.

Como a maioria dos cachorros hoje são tratados como membros da família, é normal que seus tutores não queiram deixá-los para trás, ainda mais em uma viagem de férias. No entanto, é como eu disse, viajar com cachorro exige todo um planejamento antecipado, principalmente em caso de viagem de avião.

Em primeiro lugar, as regras para viagens nacionais e internacionais são bastante diferentes, além de haver mais divergências no caso das viagens para fora do país, visto que cada país tem suas próprias exigências burocráticas, assim como cada companhia aérea escolhida.

Mas não se preocupe, vamos contar tudo o que você precisa saber para poder viajar com cachorro e não correr risco algum de arruinar as suas férias. Veja abaixo!

Dicas para viajar com cachorro de carro

Com o final do ano se aproximando, férias ou feriados, nada como uma viagem em família, sem excluir ninguém, principalmente o nosso melhor amigo peludo. Pois deixar o cachorro sozinho em casa nem pensar!

Mas viajar com cachorro ou outro animal de estimação pode ser complicado, principalmente se não nos prepararmos de acordo. Estradas cheias, trânsito, vôos lotados, excesso de gente em todo lugar é bastante comum nessas épocas do ano. 

Sem falar que existem também algumas pequenas regras para viajar com cachorro, como transportá-lo da forma correta no carro, assim como o que levar na viagem, etc. Preparamos uma lista com algumas dicas para viajar com cachorro no carro que você precisa saber:

  1. Tenha consciência de que a viagem deve ser boa para todos e o cachorro deve estar confortável com a situação.
  2. Vá ao veterinário antes de viajar para um check up da saúde dele, vacinas pendentes, assim como medicamentos para tornar a viagem mais confortável para ele.
  3. Comece com uma viagem curta se você nunca viajou com o seu cachorro antes.
  4. Gastar a energia dele antes de viajar.
  5. Se não for possível evitar o calor durante a viagem, ligue o ar condicionado ou abra os vidros para que o ar possa circular e baixar a temperatura. 
  6. Faça paradas frequentes pelo caminho, principalmente se o cachorro não estiver acostumado a viajar.
  7. Não o alimente antes de viajar, pelo menos duas horas antes da viagem, a fim de evitar que ele passe mal ou deseje fazer necessidades. Evite também dar água três horas antes ou durante o passeio.
  8. Preze sempre pela segurança de todos dentro do veículo. Como as crianças, os cachorros não podem viajar no banco da frente e muito menos no colo de ninguém, principalmente de quem está dirigindo, é proibido por lei.
  9. Adicione outros destinos se a sua viagem de carro for longa (mais de 5 horas), considerando fazer uma parada maior para quebrar o trajeto.
  10.  Faça reservas com antecedência se você pretende ficar em um hotel, de preferência que aceite cachorro.
  11. Leve os pertences dele mais importantes, a caixa de viagem para cachorro, cobertor, capa protetora, caminha se ele não dormir na caixa, roupinhas, coleira e guia extras, etc.
  12. Não esqueça da placa de identificação do animal com informações de contato.
  13. Leve sacolinhas plásticas para as necessidades no caminho, assim como comida e guloseimas para emergências.
  14.  Monte um Kit de primeiros-socorros e leve uma lista de veterinários e clínicas locais, assim como os medicamentos que ele costuma tomar.

Dicas para viajar com cachorro de ônibus

Sabia que você pode viajar com cachorro de ônibus? Mas para isso você também vai precisar seguir algumas regras. Veja só:

  • Primeiro entre em contato com a empresa rodoviária para saber detalhes. Cada uma tem suas normas específicas. Por exemplo, obrigatoriedade de ocupar um assento (significa outra passagem), sendo que algumas até permitem que o animal fique no colo do tutor (dentro da caixa transportadora). 
  • Há também limites para a quantidade de animais por viagem, além de ser necessário um atestado veterinário para comprovar as condições de saúde do animal e a caixa transportadora ou caixa de viagem para cachorro.

Dicas para viajar com cachorro de avião

Para viajar com cachorro de avião é necessário estar atento às regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e também às regras de cada companhia aérea, pois cada uma adota suas próprias normas.

Em caso de vôos nacionais, as regras básicas adotadas por todas as companhias aéreas são:

  • Vacinas atualizadas (cheque as exigências de cada destino, algumas vacinas são exigidas de acordo com o local);
  • Atestado veterinário (guia de trânsito);
  • Avisar a companhia aérea com antecedência sobre o animal;
  • Caixa de transporte resistente, com ventilação, com espaço suficiente para ele dar uma volta completa em si mesmo ou esticar pernas;
  • Para viajar na cabine junto à você, é necessário ter menos de 10kg (com a caixa transportadora), dependendo da companhia;
  • Para viajar no porão da aeronave, é necessário identificar o animal e a caixa transportadora com uma plaquinha.

Importante: algumas companhias aéreas não transportam cães de determinadas raças. Além disso, é importante se informar sobre as especificações da caixa transportadora, pois algumas companhias aéreas exigem medidas específicas para a cabine e para o porão.

Viagem internacional com cachorro

No caso de vôos internacionais, é extremamente importante contatar a empresa aérea para se informar sobre as regras do país de destino. 

Alguns países possuem regras específicas, como por exemplo, a necessidade do animal passar por um período de quarentena antes de entrar no país. Ou seja, isso pode acabar impedindo que você desembarque com o animal.

Documentos para viajar com cachorro

Para viajar com cachorro de avião é preciso uma série de documentos. As viagens nacionais tendem a ser menos burocráticas, a menos que o destino seja uma área de reserva. Já as viagens internacionais são mais trabalhosas, e podem ser necessários vários meses para preparar a documentação exigida por cada país e companhia aérea.

No caso de uma viagem com animal para o exterior é preciso consultar a companhia aérea para esclarecer todas as exigências que cada país faz em relação à entrada de animais domésticos. 

Recomenda-se, portanto, pesquisar todas as informações antes de emitir as passagens, pois dependendo do país de destino, podem ser necessários de 3 a 6 meses para preparar a documentação.

Documentação para viajar com cachorro dentro do Brasil

Para poder viajar com seu animal de estimação dentro de nosso País, é necessário providenciar os seguintes documentos:

  • Carteira de vacinas do animal e certificado de vacinação antirrábica
  • Atestado de saúde do animal
  • Passaporte para trânsito de cães e gatos (OPCIONAL) em substituição ao atestado de saúde.

Documentação para viajar com cachorro para o exterior

Apesar de cada país ter suas regras, há alguns documentos que devem ser providenciados independentemente do destino, são eles:

  • Certificado Veterinário Internacional (CVI) – É necessário imprimir e preencher o Requerimento de Fiscalização para Animais de Companhia para solicitar o Certificado Veterinário Internacional.
  • Atestado de Saúde – Deve ser emitido pelo Médico Veterinário particular atendendo à validade e aos requisitos sanitários do país de destino.
  • Documentação adicional conforme as Exigências Gerais e Documentação Básica para emissão de CVI (requisitos mínimos exigidos).

Related:

Postagem Anterior Próximos Posts

Sem Comentários

Deixe seu comentário