Follow:
Podcast

Tudo sobre Poodle Gigante

Olá, pessoal, bem vindos ao 6º Programa do nosso podcast! Nesse episódio nós conversamos com a Jade Petronilho nos conta como é ter um Poodle Gigante e detalhes sobre a raça. Ela tem a Pitty, uma linda poodle gigante preta de 2 anos, um cão muito elegante, inteligente e era um sonho da Jade! Dá play aí embaixo e vem ouvir com a gente!

ORIGEM DO POODLE GIGANTE

Embora o nome sugira origem na França, o Poodle surgiu na Alemanha e o Poodle Gigante é o tamanho original dos Poodles, sendo conhecida sua existência desde o século XVI. Porém, foi na França que a raça foi aprimorada e surgiram os outros tamanhos, com descendência no Poodle Gigante, embora sejam consideradas raças distintas.

O poodle gigante foi criado para caçar aves e aves aquáticas, então é um cão que gosta muito de nadar. Inclusive o nome dele em alemão significa “cão de água”, mas essa característica é presente apenas nos gigantes. Os outros tamanhos já não tem isso tão forte no instinto deles.

Embora no Brasil não seja muito comum, a raça é bem popular em outros países, como Japão, onde é possível adotar em abrigos e ONG’s, por exemplo.

PADRÃO DA RAÇA POODLE GIGANTE

O padrão da raça poodle gigante é muito bem definido, com focinho bastante alongado e fino. As tosas são super específicas da raça, como a tosa leão que desenha um pompom no bumbum e é considerada muito exótica. As pernas também são longas e bem fortes, o que o faz um cão bastante alto, embora leve, a Pitty pesa 22kg, segundo a Jade.

As orelhas são bem longas e peludas, e isso faz o poodle gigante predisposto à otite. O pelo do poodle é grosso e enrolado e por isso exige muitos cuidados, para não embaraçar.

O temperamento do poodle gigante é dócil e brincalhão e gostam de interagir com o ser humanos, sendo muito fiel aos donos. Diferente dos outros poodles, ele é bastante tranquilo, quase não late, fica bem sozinho, mas gosta da companhia do tutor e é um cão carinhoso. A agressividade tem grau zero na raça, é raríssimo um poodle gigante agressivo. Vale ressaltar que o padrão de temperamento é um cuidado muito grande dos criadores, que costumam castrar cães que fogem do padrão para evitar descaracterização.

O peso do poodle gigante é de 22 a 25kg para fêmeas e perto de 30kg para os machos. Já a expectativa de vida Poodle Gigante é em torno de 13 anos, bem diferente dos outros poodles que chegam a passar de 20 anos. As cores padrão são os mais populares Brancos e Pretos, e outros mais raros como os abricot, cinza e os partcolors, (com 2 cores), e até um tigrado.

Um cuidado importante ao comprar um poodle gigante é pedir ao criador para não cortar o rabo e nem os dedos do filhote. A mutilação de animais é proibida no Brasil e esses cortes não deveriam acontecer. Porém infelizmente acontecem ainda, mas você pode pedir para o criador não cortar e nem amputar o 5º dedo do seu cachorro. Afinal, não tem nenhuma necessidade disso e vai preservar a essência e natureza do seu poodle.

SAÚDE DO POODLE GIGANTE

Por ter uma boa seleção dos criadores, os poodles gigantes não costumam ter muitos problemas de saúde genéticos, mas existem alguns alertas importantes:

  • Por ser um cão de porte maior, ele pode desenvolver displasia, em especial displasia coxofemural, que é o encaixe errado do quadril.
  • A otite é um problema bastante frequente, por ter as orelhas pra baixo, grandes e tão peludas. Alguns veterinários recomendam que se prenda as orelhas para cima por alguns minutos, com um elástico levinho (como os de fio de meia) para arejar as orelhas. Aliás, não só do Poodle, mas raças com esse padrão de orelhas grandes e para baixo, como Cocker ou Cavalier.
  • Ele pode ter alguns problemas oftálmicos também, mas não chega perto dos problemas de um poodle menor, como cataratas que é bem frequente nos pequenos.

QUANTO CUSTA MANTER UM POODLE GIGANTE

O poodle gigante não é uma raça barata, é mais caro do que os outros portes de poodle, embora não esteja no rank das mais caras. O que fica mais caro é a manutenção, pois um banho de poodle gigante é caro, devido ao volume de pelos. Já se o tutor quiser uma tosa específica da raça, essa pode passar de R$500,00, o que comparado com outras tosas é bem superior.

A alimentação do poodle gigante é bem razoável. Segundo a Jade, a Pitty come o dobro do que o seu outro cão (um border collie), mas como a raça não tem tendência à obesidade, ela come bastante e mantém o peso.

O poodle gigante precisa ser socializado, (como todo cão), e por isso é bastante interessante investir em adestramento com um comportamentalista desde filhotes, para que seja acostumado com outros animais, pessoas e crianças.

CARACTERÍSTICAS DO POODLE GIGANTE

Conversando com a Jade, descobrimos várias características interessantes sobre o Poodle Gigante:

  • Embora seja considerado um cão mais exótico, o Poodle Gigante é muito inteligentes, considerada a segunda raça mais inteligente entre os cães.
  • São dóceis e pacientes, por isso é um cão muito utilizado em exposições e eventos, inclusive de groomes, para tosas exóticas e artísticas, pois ele suporta tranquilamente ficar longos tempos em exposição ou na mesa de tosa.
  • No Brasil há pouquíssimos criadores e por isso a raça é tão rara. Segundo a Jade, provavelmente há apenas 2 criadores reconhecidos, um em São Paulo e um em Santa Catarina.
  • Ele costuma ser desconfiado com estranhos, mas após conhecer é um cachorro muito brincalhão e alegre, gostam de buscar bolinha, de carinho e quase não late, principalmente comparado com outros portes de Poodle.
  • É conhecido como um cão hipoalergênico, pois ele praticamente não solta pelo. Ao invés disso, são formados nós no pêlo, bem rente ao corpo e dificilmente é possível tirar sem tosar na máquina.
  • É um cão super dócil e possível de criar em apartamento. Oferecendo passeios diários e atividades de enriquecimento ambiental, ter um poodle gigante em apartamento é bastante tranquilo.
  • O Poodle gigante é um cão bastante resistente e paciente, o que o faz um cão muito flexível. É um ótimo cão para exposições e tosas demoradas, mas também consegue acompanhar o dono em várias aventuras e trilhas.

PITTY: 5 CURIOSIDADES DE UM POODLE GIGANTE

A Jade nos contou algumas curiosidades da Pitty que são características da raça, veja só:

  1. A Pitty é o sonho realizado da Jade, ela sempre sonhou em ter um Poodle Gigante. Mas do início da pesquisa até a compra de fato levou 3 anos, pois a Jade queria encontrar um criador de fato idôneo e não financiar a fábrica de filhotes que sabemos que funciona no Brasil, infelizmente. Essa compra consciente, precisa ser exemplo a ser seguido sempre.
  2. Quando mãe e filha saem para passear é comum a Pitty chamar a atenção e as pessoas se aproximarem para falar com ela e fazer carinho. Mas por ser um cão mais desconfiado, ela tende a se afastar das pessoas dependendo da abordagem. Um poodle gigante raramente vai atacar, mas ele pode sentir receio do ser humano e se proteger.
  3. A Pitty e muito educada e inteligente. Aprendeu todos os comandos ensinados pela Jade, assim como seu irmão Guga, um border collie. A única coisa que ela ainda faz e nem sempre é bem visto, é pular nas pessoas. Mas ela gosta de pular e isso não incomoda a mamãe Jade, então estão super bem resolvidas quanto a isso.
  4. Mais uma demonstração de aprendizado fácil e inteligência: a Pitty já tem 2 aninhos e nunca fez 1 xixi no lugar errado. Sempre acertou o tapete higiênico certinho em casa.
  5. Pitty também não é uma cachorra arteira, sempre se comportou muito bem e nunca destruiu móveis e objetos. Mas tem uma fissura por escovas de dentes que nunca podem ser esquecidas na pia. Por ser um cão alto, ela não precisa de muito esforço para encontrar, pegar as escovas e usá-las de mordedor.

E você já teve contato com um Poodle Gigante? Conta pra gente nos comentários!

Esperamos que você tenha gostado do programa Beijos da Fê, jade e Fran, e lambeijos dos Ursinhos, Pitty, Nutella e Jotapeg.

Related:

Postagem Anterior Próximos Posts

1 Comentário

  • Resposta Sobre Cães - Border Collie - Tudo sobre Border Collie, o cão mais inteligente do mundo. - Sobre Cães

    […] Por fim, não dá para não mencionar o rank de inteligência canina, quando falamos de border collie, certo? Sim, ele está no topo da lista, o cão mais inteligente do mundo, seguido do Poodle Gigante, a raça da irmã do Guga, a Pitty. Nós já falamos de Poodle Gigante NESSE PROGRAMA, clique aqui para ler e ouvir. […]

    08/08/2019 a 10:10 am
  • Deixe seu comentário