Follow:
Podcast

Perguntas e Respostas sobre Chow Chow e Pug

chow chow pug

Olá, pessoal, bem vindos ao 7º Programa do nosso podcast! Nesse episódio nós respondemos perguntas dos seguidores dos @ursinhoschowchow e do @amigopug que vão de saúde à recomendações de ração ou Alimentação natural!! Dá play aí embaixo e vem ouvir com a gente!

Pug e Chow Chow são raças completamente diferentes, desde porte, ate saúde, necessidades e temperamento. Por isso foi tão bacana responder perguntas sobre essas duas raças e termos esse comparativo tão bacana entre elas, por meio das perguntas dos nossos seguidores. Aqui no Blog vamos dar dicas sobre os principais assuntos que falamos no Podcast, vamos?


DICAS DE RAÇÃO PARA FILHOTE

Quando falamos em filhotes é fundamental que, independente da categoria da ração e da marca, seja escolhida de fato uma ração para filhote. Esse tipo alimento possui nutrientes e energia diferente e especiais para um cachorro em desenvolvimento que vão permitir que ele cresça forte, saudável e bem nutrido.

Além disso, se você puder investir numa ração super premium, será excelente para o seu cão. Essa categoria de ração entrega a melhor qualidade possível em alimento para o seu pet. As vantagens da ração super premium são: melhores ingredientes para a fabricação, com qualidade selecionada, garantias de nutrientes essenciais e extras para o seu pet, cuidando não só da nutrição como das articulações, musculatura e saúde como um todo.

Algumas raças possuem ração específica desenvolvida exclusivamente para aquele tipo de animal e isso é fantástico, pois a raça foi estudar e possui uma fórmula alimentar exclusiva para manter a saúde, cuidar dos pelos, com a digestão dos pets e evitar possíveis doenças que costumam acometer essas raças. É o caso dos pugs, spitz alemão, golden retriever, pitbull, dashboard, buldogue francês entre outras.

Outro ponto são as rações de linhas clínicas que algumas marcas com fabricação super premium oferecem para cães com problemas como diabetes, disfunção renal, cardíacos entre outros. A Fran nos contou sobre uma conferência que ela teve a oportunidade de participar sobre a Ração Medicamentosa Renal da Royal Canin e de como foi importante entender a importância das pesquisas e estudos para desenvolver rações específicas para colaborar no tratamento de cães com problemas renais.

E a última dica é optar por ração natural. Essas linhas costumam ter menos aditivos químicos, não usar corantes e aromatizantes e preservar muito mais pela qualidade do alimento, sendo muito mais saudável para o seu pet. Para exemplificar, a Francine oferece ração ND da Farmina para os pugs, enquanto a Fê oferece Seleção Natural Batata Doce da PremieRpet para os ursinhos!

ALIMENTAÇÃO NATURAL OU RAÇÃO

Essa é uma questão polêmica e nem os veterinários possuem uma opinião unânime para a pergunta. Há quem defenda que a Alimentação Natural (AN) por ser natural, será muito mais saudável para os pets. Há quem entenda que por trás de uma ração é muito estudo e pesquisa para que cada pacote ofereça aos cães tudo o que eles precisam em nutrientes,sais minerais, vitaminas etc e tais pesquisas não acontecem com AN, quando preparamos em casa.

Outro ponto importante focado em AN é que ela precisa ser balanceada, prescrita por um veterinário nutrólogo e é necessário um acompanhamento regular para entender se a saúde e nutrição do pet estão em dia. Oferecer AN não é preparar o que tem na geladeira, como fazemos para nós (humanos)!rs

Outro ponto importante e que, além da vontade de alimentar o seu pet com Alimentação Natural, você precisa observar se terá tempo suficiente para preparar essa alimentação da forma correta ou condições financeiras para arcar com os custos da compra de alimento natural. A Fê nos contou que fez um orçamento para alimentação natural dos ursinhos Prince e Maya quando completaram 1 aninho e em 2017 esse  valor já ultrapassava os R$1000,00 por mês. Como ficou fora da realidade, ela continuou na ração e passou a escolher uma opção super premium e natural, como indicamos no tópico anterior.

Contudo, por aqui não somos contra ou a favor da alimentação natural ou da ração. Embora o uso com nossos cães seja de ração, entendemos que em muitos casos a Alimentação Natural pode ser algo muito importante e até única opção para alguns pets. Portanto, a verdade é que cada indivíduo pet tem uma necessidade e o tutor precisa pesquisar e ouvir seu veterinário de confiança para oferecer o que for melhor para o seu cão e que esteja dentro de sua realidade de tempo e dinheiro!

PETISCOS NATURAL OU PETISCO INDUSTRIALIZADO?

Por aqui não somos radicais com alimentação e acreditamos que, assim como no casal da Alimentação Natural, vai de cada cachorro para decidir o que é melhor, o que ele pode comer, ou não. Porém, é fato que não dá para viver de bifinho, mesmo oferecendo petiscos industrializados é preciso entender que:

  1. Petisco e Sachê não substitui a alimentação convencional do seu cachorro, seja ração ou AN.
  2. Se o seu pet gosta de petiscos naturais, seja biscoitos preparados emc asa ou legumes e frutas, isso pode ser muito bom. Mas ainda assim é preciso estar atento aos tipos de alimento que cachorro pode comer, pois nem toda fruta é ideal para o seu pet, por exemplo.
  3. A escolha do petisco industrializado também merece sua atenção quanto a qualidade nutricional dele. Nem todo petisco é ruim e muito menos, nem todo petisco é bom! Assim como as rações, há petiscos de baixa qualidade e petiscos super premium, desenvolvidos para atender as necessidades dos animais, com nutrientes de qualidade, cuidados com tártaro etc.

Portanto, ao escolher um petisco para o seu pet, converse com o seu veterinário e pesquise para que seja uma experiência positiva e saudável para o seu cachorro, aliando o que é ideal com o que ele gosta de comer.

SOCIALIZAÇÃO DE CÃES: COMO APRESENTAR UM NOVO CACHORRO AO CÃO DA CASA

Esse é um assunto delicado e é preciso avaliar o cão da casa e entender o cão que está chegando, por exemplo:

  • O cão da casa é dominante? Castrado? tem instinto territorialista ou é anfitrião?rs
  • O cão que está chegando é um filhote ou um adulto? Se adulto, é castrado? Vem com algum trauma que exija cuidados maiores?

Entender o cenário é fundamental para que a apresentação seja eficaz. Mas em linhas gerais, o ideal é que o primeiro contato seja feito fora de casa, numa praça ou parque onde eles possam se conhecer, fazer amizade, brincar e receber reforço positivo sempre a cada avanço nessa socialização canina!

O segundo passo é aproximá-los com respeito ao limite de cada um, dentro de casa, sempre valorizando o cão da casa frente ao novo cão, deixando claro que ele não será abandonado afetivamente pela chegada do novo irmão. Manter a rotina do mais velho, dedicar atenção e bastante carinho a ele sempre que o mais novo se aproximar, vai faze-lo entender que a presença de um irmão é algo positivo e que ele tem vantagens com isso.

De todo modo, sempre recomendamos que socialização e ajustes comportamentais sejam feitos com o suporte de um adestrador positivo comportamentalista para que o seu pet aprenda de forma divertida e gostosa a se dar bem com outros animais e ter bem estar!

Ah, e se você não souber o que é Adestramento Positivo, dá um play no vídeo abaixo, que o Mardem explicou direitinho no canal Fotógrafo de Cães:

O QUE É PALATO MOLE ALONGADO?

Esse é um problema que acomete normalmente os cães de raças braquicefálicas, por ter o focinho achatado, mas não é acontece com todos os cães dessas que tem palato mole alongado. A Fran nos contou que palato alongado é um prolongamento da língua que passa da garganta e proporciona alguns problemas nesses cães como ronco, tenha falta de ar, seja intolerante a atividades físicas mais pesadas e essas características já presentes nos braquicefálicos são mais severas nos cães com palato alongado.

O tratamento para palato mole alongado é cirúrgico, mas para diagnosticar é preciso consultar o seu veterinário de confiança.

 

Nesse programa, ouça também sobre recomendações para cães de temperamento forte, a comparação de chow chow com o gato e os tipos de adestramento, além do positivo.

E na sua casa como funciona alimentação e adestramento? Conte aqui sua opinião sobre esses assuntos, compartilhe nas suas redes sociais e aproveite para nos seguir no Facebook e no Instagram!

Esperamos que você tenha gostado do programa Beijos da Fê,Mardem e Fran, e lambeijos dos Ursinhos, Sam, Nutella e Jotapeg.

Related:

Postagem Anterior Próximos Posts

Sem Comentários

Deixe seu comentário