Follow:
Podcast

Dicas para viajar com cachorro: praia e viagem de carro

Dicas para viajar com cachorro: praia e viagem de carro

Olá, pessoal! Nesse último post da série sobre Cuidados com os Cães no Calor, que trabalhamos no 4º Podcast do Sobre Cães, vamos entender as dicas para viajar com cachorro de carro e cuidados na praia com a Jornalista e Comportamentalista Veterinária Jade Petronilho que nos deu orientações sobre bem estar e saúde dos cães e até para os humanos, afinal cachorro na praia é uma polêmica no Brasil, não é mesmo?rs

Então vem com a gente nesse post e não deixe de ouvir o programa abaixo para ficar por dentro das dicas e viajar com seu cachorro com tranquilidade!


8 CUIDADOS PARA VIAJAR COM CACHORRO NO CALOR

Cada vez mais é comum levar os cães para viajar com a família! Se antes eles sempre ficavam em casa, agora eles fazem parte da família e sua presença influencia inclusive na escolha do destino, passeios e acomodação, afinal, se ele não for, muitas famílias preferem ficar em casa também!

Contudo, é importante ter consciência que a viagem precisa ser um momento prazeroso pro cachorro, com é para os humanos, então algumas recomendações são importantes para quem quer viajar com cachorro:

  1. Saia em horários mais frescos e com menos trânsito para que a viagem não seja tão longa e estressante.
  2. Pare a cada 40 minutos para que ele possa se hidratar, fazer xixi e caminhar.
  3. Alguns cães têm problemas de vômito no carro e vale a pena cuidar disso com alguns medicamentos apropriados que ajudam a manter o bem estar dele.
  4. Mas lembre-se não use sedativos, não leve seu cão dopado, isso pode ser bem prejudicial para o seu cão, inclusive em caso de um acidente, por exemplo, ele não teria chances.
  5. Não ofereça alimentação um pouco antes e nem durante a viagem, pois isso ajuda a manter o estômago dele bem.
  6. Não deixe seu cão sozinho no carro fechado. O carro vira um estufa e aquele pouco tempo enquanto você vai numa lojinha e volta, ele pode vir a óbito.
  7. Se seu cão não gosta de andar de carro e costuma passar mal em viagens, avalie se não vale a pena deixá-lo em casa aos cuidados de algum amigo, familiar ou de um profissional pet sitter que vai saber lidar com ele e cuidar bem do seu pet, mantendo-o em segurança e garantindo o bem estar e saúde do seu cachorro.
  8. Por fim, independente da temperatura, para viajar é fundamental que ele esteja seguro dentro do carro, seja dentro de uma caixa de transporte ou usando peitoral engatado num cinto de seguranças próprio para pet.

Quer mais? CLICA AQUI e veja as dicas da Francine de cuidados com pugs no verão!

CACHORROS NA PRAIA… SIM?

Cachorro na praia é uma polêmica no Brasil, na maioria das praias brasileira a presença de cães e proibida, ainda que muitos tutores levem para opções mais desertas.

Na opinião da Jade, o grande problema de viajar com cachorro para a praia é cultura e a falta de educação do brasileiro nesse aspecto que nem sempre está com a saúde e vermifugação de seus pets em dia, além de não ter o hábito de recolher as fezes de seus animais na areia, o que pode sim gerar problemas de saúde para os humanos.

Se o cão tem todas as vacinas e vermifugação em dia e o dono tem a educação de recolher as fezes, ok. Mas caso contrário, as fezes de animais causam problemas como bicho geográfico e outras verminoses que contaminam outros animais e o ser humano. Caso o tutor recolha as fezes imediatamente, o problema é altamente reduzido, mas sabemos que isso nem sempre acontece.

Por isso, embora seja proibido na maioria das praias, se você for para uma praia que permita a presença de cachorro, fica atento a:

  • Vacinação correta do seu cachorro.
  • Vermifugação e outras medicações importantes para manter a saúde do seu cachorro,como para verme do coração.
  • Recolha as fezes do seu animal sempre e imediatamente, para evitar problemas para outras pessoas e animais.
  • Mantenha seu cão sempre preso e perto de você, para evitar conflitos com outros animais (mesmo que o seu seja manso, você não sabe a reação dos outros), além de riscos para outros animais inclusive os nativos daquele ambiente, e riscos que o próprio mar oferece.
  • E evitar que o cachorro entre no mar (e sim, sabemos que muitos deles amam água como é o caso dos Goldens). E se ele entrar, vá com ele, coleira e guia, pois o mar é traiçoeiro, pode puxar e mesmo que ele seja acostumado a nadar em piscina, sabemos que o mar tem um comportamento muito diferente.
  • Se ele entrou no mar, cuide da higienização dele, a depender do pelo além do banho pode ser importante hidratar a pelagem devido ao sal.
  • Por fim, assim como precisamos cuidar do horário do passeio do cachorro para manter a temperatura e bem estar do cão, o mesmo acontece com a ida à praia, que deve ser feita em horários de temperaturas mais amenas.

E então, gostou das dicas?

Caso tenha dúvidas sobre viajar com cachorro ou outros pontos para acrescentar, deixe seu comentário aqui ou nas nossas redes sociais, Instagram Sobre Cães Podcast e no Facebook. E aproveita para compartilhar esse post com seus amigos para criarmos uma conscientização maior nos tutores sobre esses cuidados com cachorros nas viagens.

Ah, e se você tiver outras perguntas ou precisar de uma consultoria comportamental para o seu cachorro, você pode encontrar a Jade Petronilho NESSE INSTAGRAM.

Abraços da Fê, da Fran e do Mardem e lambeijos do Sam, da Nutella, do Jotapeg e dos Ursinhos ChowChow!

Related:

Postagem Anterior Próximos Posts

Sem Comentários

Deixe seu comentário