Follow:
Podcast

DICAS PARA TOSAR CACHORRO E ALERTA PARA PULGAS E CARRAPATOS

DICAS PARA TOSAR O CACHORRO NO CALOR E ALERTAR PARA PULGAS E CARRAPATOS

Olá, pessoal! Inspirados no 4º Podcast do Sobre Cães, onde falamos sobre Cuidados com os Cães no Calor, nesse post vamos entender as dicas sobre para tosar cachorro durante o verão, bem como cuidados para prevenir infestação de pulgas e carrapatos com a  Jornalista e Comportamentalista Veterinária Jade Petronilho nos deu vários alertas sobre tosar cachorro no calor e como evitar pulgas e carrapatos em seu pet no programa do podcast!

Então vem com a gente nesse post e não deixe de ouvir o programa abaixo para ficar por dentro e promover bem-estar e saúde para o seu cachorro!

Vamos lá?

TOSAR CACHORRO NO CALOR?

É muito comum vermos cães tosados no verão e o objetivo é sempre deixar o cão mais fresco em dias quentes. Mas sabemos que isso não é algo simples, é preciso avaliar o tipo de tosa, de pelo e a raça do cachorro antes decidir tosar.

O grande problema é tosar cães na máquina e principalmente cães que possuem subpelos, como é o caso dos chowchows, spitz entre outros, pois acaba tirar a proteção natural dos cães. E é importante entender que o pelo não é um problema e sim uma proteção térmica que os cães têm tanto  para o calor, isolando a temperatura, como para o frio, mantendo a temperatura.

Antes de tosar o cachorro no calor, é preciso entender sobre tosa de cada raça e se o seu cão pode ou não ser tosado. Alguns cães tem pelagem própria para a tosa, como Poodle e Lhasa Apso, Shih Tzu, Schnauzer, Maltês, Cocker Spaniel e Yorkshire, mas ainda assim o ideal é que essa tosa seja feita na tesoura para não tirar demais e não expor a pele do cão, mantendo o natural dele e evitando que o frio e o sol machuquem a pele canina.

Outras raças como Golden Retriever e o Spitz devem fazer o chamado Trimming, que é uma tosa que tira o excesso de pêlos do animal, apara os pelos das patas e no entorno das orelhas, além de abranger a tosa higiênica.

No vídeo abaixo o Mardem mostra o dia de beleza do Sam e vai mostrar o trimmig, que é a tosa específica do golden retriever:

Outro detalhe importante sobre os pelos é sobre a cor da pelagem: cães com pelos mais escuros retém mais calor, enquanto pelos claros refletem a luz. Funciona como a roupa preta que deixa tudo mais quente para nós.

Além de manter o pelo que ajuda nessa proteção térmica, o uso de protetor solar é bastante recomendável em especial em regiões de pele exposta como no fuço (nariz), coxins e na barriga do cachorro. Já existem protetores solares próprios pet, mas não tem problema usar o produto para humanos, basta ficar atento ao tempo de proteção de cada protetor, como a Jade explicou no programa. Então dá o play no Podcast #4 sobre calor e aproveite as dicas da comportamentalista Jade Petronilho!

PULGAS E CARRAPATOS NO CALOR

No verão a incidência de pulgas e carrapatos é muito maior, pois o ciclo dessas pragas depende de umidade e calor, então entre Primavera e Verão o ciclo é acelerado e elas vão eclodir mais rápido. Além disso, como os animais  estão mais expostos nos parques e na rua, isso facilita as infestações nos cachorros.

Para prevenir devemos, claro, medicar nossos cães com algumas das várias opções de anticarrapaticida que tem no mercado, que vão desde coleiras até comprimidos palatáveis e também tomar algumas medidas preventivas em casa.

Quem tem quintal com terra precisa de cuidados redobrados pois os ovos de pulgas são depositados, preferencialmente, na terra, bem como alguns tipos de carrapato que preferem ficar depositados em folhagens. Para evitar essas infestações em casa o ideal é manter o uso de inseticidas naturais disponíveis nos petshops, que eliminam as pragas e não agridem o seu cachorro.

Outra dica importante é nunca dar banho de anticarrapaticida sem cachorro, o produto é tóxico para eles e pode levar a morte.

Por fim, tosando seu cachorro ou não, para mantê-lo saudável e estar sempre de olho na pele dele para prevenir pulgas e carrapatos, escovar seu cachorro frequentemente é muito importante!  Veja só os benefícios da escovação:

  • Retira os pelos mortos.
  • Deixa o pelo mais bonito e evita que embarace, em cães de pelo longo.
  • Permite um cuidado mais atento à pele do seu cachorro, em especial após passeios ao ar livre.
  • Mantém a higiene do pelo.
  • E ainda promove uma relação de cuidado e carinho entre tutor e cão, o que é super positivo para ambos.

Caso você tenha  outras dúvidas sobre tosa em cães, raças específicas e cuidados contra pulgas e carrapatos, ou precisar de uma consultoria comportamental para o seu cachorro, você pode encontrar a Jade Petronilho no INSTAGRAM.

E então, gostou do post? Deixa o seu comentário abaixo, compartilha as dicas nas suas redes sociais e não esquece de seguir o Sobre Cães no Instagram e no Facebook!

Abraços da Fê, da Fran e do Mardem e lambeijos do Sam, da Nutella, do Jotapeg e dos Ursinhos ChowChow!

Related:

Postagem Anterior Próximos Posts

Sem Comentários

Deixe seu comentário