Follow:
Podcast

Dicas para passear com cachorro no calor

Dicas para passear com cachorro no calor

Olá, pessoal! Inspirados no 4º Podcast do Sobre Cães, onde falamos sobre Cuidados com os Cães no Calor, nesse post trazemos dicas de passeio com seu cachorro em dias quentes, baseados nas recomendações da Jornalista e Comportamentalista Veterinária Jade Petronilho que nos ajudou a esclarecer dúvidas e explicar sobre alguns cuidados e prevenções muito importantes para o bem estar e saúde do seu cachorro!

Vamos lá?

PASSEIOS PET EM DIAS DE CALOR

Para começar o nosso bate papo, a Jade os alertou-nos sobre a importância de passear em horários adequados para os cachorros e assim prevenir queimaduras nas patas e hipertermia que pode ser fatal para o cão. Então em dias quentes, o ideal é que o passeio aconteça no máximo até as 8hs da manhã ou depois do pôr do sol, quando a temperatura já baixou e o chão já está mais fresco, evitando queimaduras e aquecimento da barriga do cachorro, elevando a temperatura do animal, o que pode ser muito sério.

Vale lembrar que a forma como os cães regulam a temperatura corporal e combatem as altas temperaturas é diferente dos humanos. Eles não suam como nós fazendo essa troca de calor com o ambiente, e sim ofegante com a língua pra fora, o que faz esse processo ser mais lento e o excesso de calor ser mais complicado para eles, pois nem sempre eles tem tempo suficiente para fazer essa compensação e regular a temperatura.

Outra confusão bastante comum é o tutor entender que o cachorro está com a língua pra fora por estar cansado após brincar ou correr no parque, quando na verdade ele pode estar exausto e sofrendo com o sol quente. Por isso aprender a ler os sinais do pet em cada ambiente e situação é primordial para oferecer recursos e socorro, quando necessário.

Preserve seu cachorro seguindo essas dicas:

  1. Priorize os passeios em horários mais frescos, como de manhã cedo ou à noite.
  2. No calor não faça passeios muito longos.
  3. Observe os sinais do seu cachorro e se ele estiver muito ofegante é hora de parar.
  4. Não force os limites dele, se ele cansar e parar, respeite o tempo dele.
  5. Hidrate seu cachorro durante o passeio sempre.

O PROBLEMA DOS SAPATINHOS PARA CACHORRO

Aqueles famosos sapatinhos ou luvinhas que alguns tutores colocam nas patinhas de seus cachorros, com intuito de proteger os coxins (as almofadinhas das patas) do calor principalmente do asfalto e calçadas durante o passeio tem um valor de venda positivo, mas é importante saber que há contra indicação veterinária e é fundamental observar:

#1 MATERIAL DOS SAPATINHOS PET

Antes de comprar um sapato para o seu cachorro é muito importante observar o material com o qual foi produzido esse sapato e sua resistência ao calor. Isso porque alguns materiais podem derreter com o calor do ambiente e o calor absorvido do chão, grudando nas patinhas do cão e causando sérios problemas, muitas vezes com solução cirúrgica.

#2 LIMITAÇÃO DA REGULAÇÃO DE CALOR

Outra contra indicação é que os cães também fazem essa compensação de calor pelas patas, “suando” um pouquinho pelos coxins. Logo, quando abafamos essas patas com sapatinhos impedindo o contato com o ambiente, elas tendem a impedir essa troca de calor e ao invés de ajudar, acabam dificultando ainda mais a situação do cachorro, podendo provocar hipertermia.

Portanto, a  recomendação é que os sapatinhos sirvam só para fotos fofas no Instagram, mas não para uso de fato, principalmente em dias quentes, ok?

Ah, e se você tiver outras perguntas ou precisar de uma consultoria comportamental para o seu cachorro, você pode encontrar a Jade Petronilho no INSTAGRAM.

E então, gostou do post? Deixa o seu comentário abaixo, compartilha as dicas nas suas redes sociais e não esquece de seguir o Sobre Cães no Instagram e no Facebook!

Abraços da Fê, da Fran e do Mardem e lambeijos do Sam, da Nutella, do Jotapeg e dos Ursinhos ChowChow!

Related:

Postagem Anterior Próximos Posts

Sem Comentários

Deixe seu comentário