Follow:
Podcast

Chow Chow – Tudo sobre a raça.

chow-chow

Olá, pessoal! Sejam bem vindo ao programa Xº do nosso podcast! Nesse episódio a Fê Rabaglio, mamãe dos Ursinhos Chow chow nos conta como é ter um chow chow, as características da raça, temperamento, criação e convivência com esses cães tão polêmicos. Dá o play abaixo para ouvir e vem com a gente nesse post saber tudo sobre chow chow!

ORIGEM DO CÃO CHOW CHOW

O chowchow é uma das raças mais antigas do mundo, considerado um cão primitivo e com origem ainda incerta, mas com provável surgimento entre a Mongólia e Sibéria, segundo características do seu DNA, que também indicam origem no lobo cinzento. Porém, o chowchow se popularizou na China, na era medieval, quando um imperador da Dinastia Tang se encantou com a raça e criava em seu canil cerca de 2500 exemplares do cão chowchow, dando a fama de o cão da Disnastia Tang, ao chowchow.

Na China o cão chowchow tinha várias utilidades além de cão de companhia. Trabalhava na caça, puxando trenó e era abatido para consumo da carne de cachorro por humanos e aproveitamento da pele e pelo para acessórios protetores do inverno.

Já em 1820, os inglês passaram a transportar animais do oriente para a Inglaterra, e então os chowchows ganharam a admiração e proteção da rainha, que foi aliada na popularização da raça na Europa. A raça só chegou na América na década de 1980.

PADRÃO DA RAÇA CHOW CHOW

O chowchow é um cão de porte médio com muita personalidade, companheiro, um pouco preguiçoso pelo porte robusto (longe de ser um cão esportista, por exemplo), muito fofo e tranquilo em casa, veja as características da raça:

  • Peso: 18kg a 35kg em média, a depender do porte.
  • Altura: 45cm a 57cm, sendo os machos normalmente mais altos.
  • Grupo AKC: Não-esportistas
  • Grupo CBKC: 5 – Cães de tipo Spitz e de tipo Primitivo
  • Expectativa de vida: 9 a 14 anos
  • Preço estimado: R$1.000,00 a R$4.000,00, a depender do sexo, linguagem e cor do filhote.

COMPORTAMENTO DO CÃO CHOW CHOW

O chowchow é um cão dominante, territorialista e com traços de caça, o que o fez ganhar a fama de um cão agressivo. Por ter em seu passado um histórico de cão de guarda, rinhas e trabalho de caça, o chowchow possui um instinto dominante e reservado, além de uma estrutura física forte e força, que o levou ao trabalho de puxador de trenó também. Essas características trabalham a raça para um cão de defesa, o que faz extremamente fiel e protetor de seu tutor.

Mas a verdade é que toda raça pode ter indivíduos tranquilos ou agressivos, de acordo com a linhagem de origem do cão, educação e adestramento que recebe. Por isso é tão importante adestramento positivo e socializar seu filhote de chowchow para ter um adulto tranquilo e dócil.

Pela descrição já deu pra perceber que o chowchow não é uma raça fácil de criar, exige experiência do seu tutor e a ajuda profissional de um adestrador positivo é sempre bem vinda. São cães muito reservados, teimosos e geniosos, portanto se a educação for falha, ele será um adulto extremamente teimoso, dono de suas vontades e vai querer ser o dono da matilha em seu casa.

O chowchow é um cão que não necessita de muita atenção e ou exercícios físico. Ele gosta de ficar quieto, no canto dele e é comum aceitar carinho e brincadeiras apenas quando ele pede e o seu tempo deve ser respeitado. Mas há diferenças entre cada indivíduo e esse relacionamento próximo com outros cães e humanos pode ser ajustado no adestramento e socialização.

PORTES DO CHOW CHOW

O chowchow tem 2 portes considerados como oficiais: O primitivo de origem oriental e o americano, com algumas adaptações na raça para que seja mais pesado, mais baixo e mais fofo, ficando ainda mais semelhante a um ursinho.

CORES DO CHOW CHOW

O chowchow pode ser encontrado em 5 cores diferentes entre recessivos e dominantes. Os dominantes têm as cores predominantes, mais comuns de se encontrar, mais baratas para a compra com criadores confiáveis e podem cruzar com qualquer outra cor sem problemas. Enquanto os recessivos possuem cores mais raras, polêmicas para identificar e a cruza só pode ser feita com chowchows de cores dominantes para preservação das características do padrão da raça e para evitar problemas de saúde nos filhotes.

CHOW CHOW PRETO

O Chowchow preto tem cor dominante, de beleza única, super marcante e é o segundo mais comum de ser encontrado. Apenas da cor uniforme pelo corpo, o rabo e a parte posterior das patas pode apresentar pelos brancos sem perder o padrão da raça. Contudo alguns chowchowpretos com maior exposição ao sol podem ter pêlos avermelhados e por isso é importante o uso de filtro solar e banhos com shampoo tonalizante para preservar o pelo e o padrão da raça.

CHOW CHOW VERMELHO

O chowchow vermelho é o mais popular e o mais barato na compra, além  ter a maior variedade de cores, gerando confusão com os fulvos (quando mais escuros) e com os cremes (quando mais claros). Outra curiosidade da tonalidade é o sumiço das marcas pretas e intensas em especial no focinho presentes em alguns filhotes, na fase adulta.

CHOW CHOW CREME

O chowchow creme é uma cor recessiva, também conhecido como chowchow brando é uma cor recessiva e que varia muita a tonalidade do branco até um dourado claro, podendo ter nuances ao longo do corpo, sempre com as orelhas mais escuras num tom de mel ou pêssego e a trufa (nariz) pode ser despigmentado sem afetar o padrão da raça (é a única cor onde essa variação é permitida).

Essa cor é a mais requisitada e por isso a marca para a compra.

CHOW CHOW FULVO

Também considerada cor recessiva, o chowchow fulvo possui tonalidade entre o areia e o canela escuro, com olhos claros que variam entre o mel e o verde e o focinho prateado. Quando filhote é comum haver confusões na definição da cor por ser mais acinzentado e haver dúvidas entre fulvo, vermelho e azul.

CHOW CHOW AZUL

A última cor é o chowchow azul, também recessivo e de pelagem acinzentada com reflexos azuis quando está no sol, olhos e trufa (nariz) em cor de ardósia e o focinho prateado. Assim como o chowchow preto, o chowchowazul pode ter pelos brancos no rabo e parte posterior das patas e, quando exposto ao sol, ele pode ganhar cores avermelhadas no pelo, para evitar é importante usar filtro solar e shampoos tonalizantes.

O chowchow azul costuma ser confundido com o chowchow preto, mas a diferença é facilmente encontrada na trufa, cor dos olhos e na tonalidade menos intensa do azul.

CHOW CHOW: COMO CUIDAR

Chowchow é uma raça bastante exigente com o tutor exige cuidados com o pêlo, pele, passeios e em dias quentes, veja só:

PELO DO CHOW CHOW

Por ter pelo e subpelo, o chowchow exige bastante escovação tanto para evitar nós, como para retirada de pelos mortos. A frequência depende do tipo de pelagem do seu chowchow:

  • Cães com pelo liso podem ser escovados 1 vez por semana que já é o suficiente
  • Cães de pelagem áspera precisam de escovação diária para evitar de embolar

CHOWCHOW: COMO DAR BANHO

O banho do chowchow é um processo demorado e cuidados e por isso costuma ser caro em petshop. Mas para fazer em casa exige atenção e paciência, veja essas dicas de produtos:

  • Use um shampoo de qualidade e adequado para a tonalidade de cor do seu pet (há shampoos para pêlos claros e também tonalizantes ara pelo preto e azul), um shampoo anti odor é bem interessante e permite espaçar os banhos, e se o seu cão já teve problemas de pele e dermatites é bacana usar um shampoo específico para prevenir novos episódios.
  • Condicionador é super importante para deixar o pelo macio e principalmente facilitar a escovação, evitando embaraçar.
  • A hidratação mensal garante um pêlo brilhante, sedoso como as fotos de Internet, dando muita mais qualidade para a pelagem do chowchow.
  • Ao final, cuide para secar muito bem todo o corpo do seu chowchow, inclusive nas dobrinhas e entre os dedos das patas e coxins, examinando todo o corpo do pet para evitar dermatites e coceiras em seu cão.
  • Lembrando que o chowchow só deve ser tosado em casos específicos, a tosa por estética ou calor/frio não é recomendada. Caso opte por tosar seu animal para mantê-lo em formato de ursinho (tosa da raça chowchow) certifique-se de que esta seja feita com a tesoura, nunca na máquina para evitar problemas na pelagem e  falhas no crescimento.

PESO DO CHOW CHOW

O chowchow tem tendência à obesidade, por isso é muito importante estar atento a alimentação e petiscos oferecidos para prevenir o aumento de peso que pode gerar outros problemas no animal. Sempre que oferecemos petiscos extra à ração ou alimentação natural, é importante reduzir a quantidade de alimento do pet para que haja essa compensação e não excesso de alimentação diária.

Fora isso, atividades físicas ajudam a gastar energia, queimar calorias e manter o pet saudável.

PASSEAR COM O CHOW CHOW

Passeios são super importantes para qualquer raça de cachorro. Eles ajudam a manter o cão com saúde muscular, mental, manter o peso, se divertir, explorar o mundo e socializar. Porém, no caso do chowchow (como outras raças com origem em lugares frios e portanto não se dão bem com calor), é preciso alguns cuidados:

  • Não exagere no tempo e nem na intensidade, a raça não é esportista e por ser mais pesada não suporta algo excessivo. Observe o ritmo do seu cachorro, cada um tem o seu. 
  • Cuide do horário e temperatura do ambiente e do solo para sair com seu cão. Priorizar passeio de manhã (até as 10h00) e no fim do dia é o ideal (após as 17h00). 
  • Hidrate o seu cão durante o passeio, para evitar hipertermia. O passeio deve ser algo positivo e não uma tortura, por isso respeitar os limites e hidratar o seu cão é fundamental para esse momento ser positivo. Aqui do Blog a comportamentalista Jade Petronilho já deu dicas para passeio e hipertermia, vale conferir os posts.

DOENÇAS DO CHOW CHOW

Por fim, as doenças mais comuns em chowchow tem a ver com pele ou por tamanho, como luxação patelar e displasia. Para evitar problemas:

  • Certifique-se que seu cão está sempre com pelo e pele seca para evitar dermatites e fungos.
  • Cuidados para manter o cão no peso ideal ajuda a evitar sobrepeso nas patas e assim prevenir luxação e displasia.
  • Cuidados em casa para que o cachorro tenha pisos mais ásperos e evitar escorregar também ajudam na prevenção de displasia.

Então, gostou do post e do programa? Para saber mais sobre a raça dos chowchow visite o Blog dos Ursinhos Chowchow, e a gente se fala no próximo programa.

Abraços da Fê, do Mardem e da Fran e lambeijos dos Ursinhos, do Sam, da Nutella e do Jotapeg!

Related:

Postagem Anterior Próximos Posts

Sem Comentários

Deixe seu comentário